segunda-feira, 30 de abril de 2012

Parabéns Cel Marcos Gomes, pela postura e coragem!

Não é de hoje que nós, que fazemos o blog do Capitão Mano (o mais lido do Brasil), admiramos a postura do Cel médico Marcos Gomes. Há tempos o mesmo vem denunciando o esquema de cortesias de cirurgias no HPM que favoreciam coroneis, políticos e pessoas influentes, enquanto o barnabé penava para ser atendido.

O cel Marcos Gomes foi o primeiro coronel fechado a usar o nosso espaço virtual de debates, sem se utilizar do anonimato, para denunciar os apadrinhamentos e ouvir a tropa (além de ser o coronel mais votado em nossa enquete pra comandante geral).

Na semana passada reúniu representantes do Ministério Público e abriu a caixa-preta do hospital, que era gerido por um coronel dentista, pelo fato de o mesmo ser primo do SSP.

Resultado: o coronel Marcos Gomes agora está submetido a Conselho de Justificação, juntamente com outros nove companheiros que lutam por dias melhores para a PM:

Ao assumir o direção do Hospital da Policia Militar, em Sergipe (HPM), o coronel-médico Marcos Silva Gomes, fez algumas denuncias sobre fatos que vinham ocorrendo no hospital, a exemplo das péssimas condições em que se encontram alguns aparelhos usados pelos médicos.
Por conta dessas denuncias, e alegando que o coronel Marcos Gomes tenha “propalado através do Programa “Fala Segurança” da Rádio Jornal, meio de comunicação em massa, fatos ofensivos a reputação do ex-Diretor Geral do Hospital da Polícia Militar; e em 21 de abril de 2012 publicado críticas de atos praticados pelo Comandante Geral da PMSE, inclusive o responsabilizando pelas irregularidades encontradas no Hospital da Polícia Militar, nos jornais diários”, o comandante geral da PM, coronel Aelson Rezende, mandou abrir um Conselho de Justificativa.
O coronel Marcos, se for considerado culpado após ser ouvido neste conselho, pode enfrentar duas situações. A primeira seria a sua reforma, ou seja, mandá-lo para a reserva com vencimento proporcional, a exemplo do que aconteceu com o sargento Jorge Vieira da Cruz. Há ainda a possibilidade de o médico ser expulso da corporação. Toda essa situação foi criada após as denuncias que foram feitas e que foram comprovadas pelo Ministério Publico Estadual que esteve no HPM, e comprovou as precárias instalações, alem dos equipamentos ultrapassados e obsoletos.
À época da visita feita por integrantes do MP, coronel Marcos disse que ““se as autoridades não tomarem providencia, o HPM vai fechar. Eu não quero cometer improbidade administrativa”, afirmou o coronel.
Ainda segundo o coronel Marcos Gomes, o laboratório não tem condições de se fazer um simples sumário de urina, a situação da UTI não é boa, e há muito desvio de função alem das escalas furadas. Alem disso, Apenas 18 enfermeiros estão disponíveis, quando o ideal para ativar todo o hospital seria 48. O déficit é de 30 enfermeiros, mais 32 técnicos de enfermagem. Entre técnicos e auxiliares, seriam necessários 107, porem hoje tem apenas 75. Na Unidade de Tratamento Intensivo não tem enfermeiros 24 horas e nem nutricionistas.
No Boletim Ostensivo da corporação, desta segunda-feira (30), foi publicado a instalação do Conselho de Justificação para “avaliar a conduta do coronel.
Veja as justificativas do comando para abrir o procedimento que pode tirar o médico da corporação:
1) PORTARIA Nº 461/2012 – CORREG/CJ, de 30 de abril de 2012.
Constitui Conselho de Justificação para avaliar a conduta do Cel QOSPM Marcos Silva Gomes
O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Art. 5º, parágrafo único, da Lei nº 2.395, de 22 de outubro de 1982 e consoante o que estabelece todas as letras do inciso I, do Art. 3º da referida Lei, que dispõe sobre o Conselho de Justificação desta Corporação;
R E S O L V E:
Art. 1º Constituir Conselho de Justificação n º 007/2012, afim de efetuar o julgamento ético disciplinar do Cel QOSPM Marcos Silva Gomes, em virtude dos atos e fatos constantes nos documentos anexos.
- Em 21/04/2012 propalado através do Programa “Fala Segurança” da Rádio Jornal, meio
de comunicação em massa, fatos ofensivos a reputação do ex-Diretor Geral do Hospital da Polícia Militar;
- Em 21 de abril de 2012 publicado críticas de atos praticados pelo Comandante Geral da PMSE, inclusive o responsabilizando pelas irregularidades encontradas no Hospital da Polícia Militar, nos jornais diários;
- Por ter feito veicular através do “Blog do Capitão Mano”publicações acessíveis a qualquer pessoa, criticando atos de superior e ameaças ao Comandante Geral;
- Por ocasião de entrevista na Rádio Jornal colocando-se como vítima de perseguições, oferecendo incomensurável prejuízo aos pilares de sustentação da instituição militar, levando a instituição ao descrédito perante a sociedade sergipana;
- Por não ter apontado as falhas que precisavam ser reparadas e apuradas ao seu superior
hierárquico, mas divulgado em primeira mão na imprensa e convocado reunião com representante do Ministério Público e Diretor da AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), para expor os problemas, quando não era de sua esfera e competência;
- Incitado os militares a emitirem opiniões, efetuarem denúncias através do “Blog do
Capitão Mano”.
§ 1º O Conselho de Justificação será composto pelos oficiais abaixo nomeados, os quais
exercerão as funções adiante explicitadas:
Cel QOPM Antônio Vieira dos Santos, – Presidente;
Cel QCOPM Aristoteles Macedo Filho - Interrogante;
Cel QCOPM Maurício da Cunha Iunes – Escrivão;
Art. 2º Conforme preconiza o parágrafo único, do art. 5º, da Lei 2.395/82 o acusado acima
mencionado fica afastado das suas funções e passa à disposição do Conselho de Justificação.
Art. 3º O Chefe do EMG, deverá apresentar o acusado ao Conselho de Justificação.
Página número 2120
Confere com o original:
GENÁRIO DOSSANTOS JOÃO - CEL QOPM
Chefe do EMG
= Continuação do Boletim Geral Ostensivo nº 076, de 30 de abril de 2012 =
VGR / SSP/ MCAO/ AKSTS/ CCNS/VAC/JSMD - DIG 30/04/12 16:29
Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor a partir da data de sua publicação.
Art. 5º Publique-se em BGO, Registre-se e Cumpra-se.
Aracaju/SE, 30 de abril de 2012.
Aelson Resende Rocha – Cel QOPM
Comandante-Geral da PMS

Resta saber, agora, quem assumirá a direçao do HPM, uma vez que os militares que respondem a conselhos devem ser afastados de suas funções.

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ESTÁ CHEGANDO HORA DO TOLERÂNCIA ZERO III.

 Atenção, tropa!

Alguns segmentos governamentais estão pensando que nos acovardamos com as pressões exercidas pelo segmento malígno da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. O que queremos é respeito e dignidade para que possamos exercer nosso trabalho da melhor maneira possível e o estado está a dar as costas para nós, valorizando outra categoria policial, quando deveria valorizar a todas.
 
 
Ainda não sabemos o teor real da LOB, mas, se for o pacote de maldades que ventilam por aí, afirmamos que o bicho irá pegar e colocaremos de novo o bloco na rua, com ações legalistas e ordeiras para podermos chamar a atenção da sociedade para o que realmente está acontecendo na segurança pública sergipana.

Vamos à declaração da ASSOMISE:
 
Digníssimos companheiros PMs e BMs, precisamos levar à frente entre nós uma ação firme e que já esteja na massa cinzenta e que não haja necessidade de alguém ter que falar alguma coisa, não dá mais para continuarmos contemplativos com tudo que está acontecendo conosco, precisamos nos proteger sim, não aceitarmos que entre nós continue pravalecendo uma mentalidade mesquinha de vereditar nós mesmos, a luta ainda não terminou. Da época onde tudo começou até agora vejam quantos colegas deram o seu sangue, doaram o seu tempo, sua folga, momento de lazer, de estudar, para lutarem pelos companheiros, são eles : Sgt Vieira, Cb Palmeira, Sgt Cerqueira, Cap Samuel, Sgt Edgar, Sgt Prado, Sgt Araújo, Cb Bezerra todos esses companheiros tiveram prejuízos psicológicos,profissionais suas vidas foram viradas pelo avesso, alguns precisaram de acompanhamentos médicos,psiquiatrico, patrocinado por um sistema opressor, arredio ao diálogo, agora outros companheiros aumentaram essa fila, agora o Sgt da Hora, Cb Silvan mororó,Ten Ribamar, Ten Lucas neves, Cap Íldomário e o Maj. Adriano reis, são 15 companheiros com IPMs, INQUERITOS, CONSELHO DE JUSTIFICATIVA e mais de 130 que foram transferidos por que estavam naquela caminhada junto com os professores do Sintese no précaju 2012 outros milhares estão aguardando o resultado de PAADs, Promoções foram dadas para isso, e é por isso que o sistema quer os resultados, as cabeças, o preço é o preço, e já que ficou acertado, então façam pagar os que pensaram, falaram, caminharam, e, sob a falácia das mais variadas, mas, não podem negar,tudo que fizemos e falamos foi com organização, disciplina e respeito tendo à frente o Maj. Adriano reis que mesmo debilitado em sua saúde, abraçou livremente a coordenação das associações e numa cadeira de rodas no précaju e na cama do hospital e na da sua residência se comprometeu com a causa, são mais de dois mil companheiros ultrajados e massacrados em sua auto estima, está faltando o que ? entre nós que argumentos colocaremos para não irmos todos para a luta. Queremos mas uma vez parabenizar o nosso representante dep. cap Samuel que falou por 99,95% e falou o que todos nós queríamos dizer, mais o bom é que o dep. poooode, e ontem ele disse muito bem : O governador deu a palavra e assinou documento que no dia 21 de abril estaria sancionando a nossa lob e não cumpriu. cap samuel falou que este cheque pré datado bateu sem fundo, o governador não cumpriu a sua palavra e advertiu ! : está chegando os festejos juninos, EU !, estou falando que depois não venham reclamar, os policiais não irão trabalhar em serviço extra !, e não digam que são as associações mas sim o nível de consciência que a tropa chegou vamos observar que a três anos a polícia militar vem sofrendo um ASSÉDIO MORAL como nunca houve nesse estado e sem nós reagirmos, nos mandam rebolar, nos chamam de saudados da ditadura ( Eles sim, SÃO ) o exmo. sr. governador é de uma oratória ! mas nos ofende e sempre sai com uma nova argumentação, e fala em estado democratico de direito, dele ! em fazer na hora que quiser, o que ele quer !. Um exemplo de sua oratória ocorreu na paralização do companheiros da bahia, aqui em entrevista à imprensa local, o sr. governador falou que aquilo era motim e um afronte à democracia. No jornal nacional, após ser indagado por uma repórter da rede globo sobre aquele movimento dos PMs da bahia, o gal.do Exercíto, cmte da 6ª região Nilton cruz ao receber um bolo de aniversário e se emocionar disse : não estou aqui para prender companheiros trabalhadores e que só querem ser ouvidos, estou aqui para diálogar resultado ? o general foi afastado da missão, e aqui o exmo sr. governador Marcelo déda se saiu com outra pérola : Os policiais militares querem os direitos civis sem abrirem mão da pistola mas !, no nosso caso, quando foi que houve motim, insubordinação, indisciplina, quando foi que houve um dano a qualquer bem público ou particular praticado por nós ?, não meus companheiros, o partido dos trabalhadores está nos mostrando como eles foram enquanto oposição, sempre há uma carta nova, nós não podemos nada ! ( Ou podemos?, como diria caetano veloso ) e olhem que o sr. governador da Bahia Jacques wagner era um militante e ensinou e ajudou PMs em tempos passados, assim como o sr. gov. Marcelo déda e agora nos classifica com os piores adjetivos. Mas nós já estamos pegando o jeito, uma pessoa proxima ao sr. governador, nos disse que ele gosta muito de uma música de flávio josé que diz assim : Vou bater porta pra quem abusou de mim, esse meu rosto triste não nasceu assim... bem sujestiva a letra da música, mas ainda não chegou a hora, mas ela vai chegar, parabenizamos nesse espaço o sr. cel Marcos por colocar de forma firme a verdade sobre o que está acontecendo no H.P.M. e o apoio que recebeu do maj. Adriano reis, demonstrando que o Cel. marcos terá todo apoio que precisar para que OPERE e exponha os tumores que houverem e que o governo, o sr Cmte geral tome as providências cabíveis, Adriano reis disse que disponibilizará os advogados que forem preciso, se o associado Cel Marcos Gomes precisar.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASSOMISE.
 
QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sábias palavras de um PM antigão!

Lembrando aos eméritos leitores que ainda continuamos recebendo material para publicação no e-mail capitaomano@gmail.com:

Peço aos companheiros, para início de conversa, desculpas pelo fato de eu mesmo não ter escrito este texto. Pedi a meu filho que o fizesse por mim pois não sou muito bom de informática.

Ingressei na Polícia Militar no ano de 1983 como soldado e hoje ocupo a função de subtenente. Como dá para notar, vi muita coisa na briosa.

Vi inclusive no ano de 1991 chegarem aqui dois aspirantes recem formados na academia da PM de goiás cheio de ideias de mudança, fruto de suas juventudes e vontades de fazer a diferença.

Os anos passaram e pude observar que os mesmos se manteram firmes em seus ideais, tratando bem os praças e trabalhando pela melhoria da tropa.

Mas eu não sei o que acontece quando o cara chega a coronel que muda muito. Um desses coroneis, que eram aspirantes quando eu era 3º sargento, votou pela reforma do sargento Vieira. Um sargento que luta diuturnamente pela categoria, que visita os policiais enfermos, que defende a policia no rádio quando os outros estão falando mal e a PM/5 se cala. Graças ao sargento Vieira e outros companheiros, estou podendo dar ao meu filho mais novo o que eu não pude fazer pela minha filha mais velha. Hoje companheiros, meu filho estuda no Colégio Amadeus, minha filha terminou o colégio no colégio estadual Bilac Pinto e trabalha de atendente.

Ouvi dizer pela imprensa que o outro coronel compareceu na sede da associação presidida pelo sargento Vieira e levou os computadores que lá estavam impedindo o trabalho da associação. Esse mesmo coronel saíu de lá rindo, achando que tinha feito o bem deixando os amigos e parceiros sem seus innstrumentos de trabalho.

Hoje, se dependesse de mim, nenhum oficial chegaria a coronel. Ficaria como tenente-coronel mesmo, o resto da vida, pois quando chegam a coronel mudam os valores, humilham seres humanos em nome de uma realidade falsa e que vai acabar. Cadê a carga horária do PM, cadê a LOB, cadê a isonomia salarial?

Bem, com relação ao coronel que reformou o sargento Vieira, realmente foi uma grande surpresa para todos sua postura. Já com relação ao apreendedor de computadores, um certo careca-bigodudo, este já era falso desde criança, conforme o vídeo abaixo:



QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Decisão do TJ

Com a palavra, os leitores:






O objetivo do blog não é desmoralizar, nem tumultuar decisões judiciais tomadas, mas sim, mostrar aos policiais militares que não adianta fazer denúncia anônima no TJ que a mesma não será acatada. Agora, a pergunta que fica é a seguinte: qual a garantia que o barnabé possui de não ser perseguido caso faça a denúncia de "peito aberto"?


Compareçam à ALESE  e visitem o Capitão Samuel para conhecerem o teor da LOB. Não se omitam e participem da construção de nosso futuro!

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

domingo, 22 de abril de 2012

Professores aprendendo com seus alunos!

Sexta-feira, durante a reinauguração do Parque dos Cajueiros, cerca de 1000 professores se reuniram e vaiaram o governador do estado solicitando que o reajuste do piso nacional dos professores fosse estendido à toda a categoria (nada mais justo). Infelizmente. se fossem policiais e bombeiros militares reunidos naquele evento e a tomar as mesmas atitudes, seríamos todos indiciados e processados por motim.

Não sabemos ao certo se os professores serão felizes em suas reivindicações. O que sabemos é que o governador prometeu para ambas as categorias direitos trabalhistas e não os concedeu. Pior ainda é a situação dos militares estaduais: o governador assinou um termo de compromisso no qual encaminharia à ALESE o projeto da LOB da PM e da PC até o dia 21 de abril... Hoje é 22 de abril e até agora nada...

Durante o Tolerância Zero 2 fizemos divulgar o vídeo abaixo.



Este vídeo polêmico provocou a fúria das "ôtoridade" constituídas deste estado e fez com que diversos mandados de busca e apreensão fosseM executados nas casas das mães de militares inocentes (mais uma vez  nossas desculpas)  e na sede da AMESE. 

Resta saber quantos mandados de busca e apreensão serão executados nas casas de representantes do SINTESE (Jabá Picolino, mostre agora tua força!) pelo vídeo abaixo:



QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Unindo forças

Todos aqui em Sergipe sabem das revoluções mundiais que estão se desencadeando pela Internet. Governos caíram, esquemas de corrupção foram desmascarados e poderosos estão sendo humilhados.

Baseado nisto, o "sistema" lança suas armas para destruírem aqueles que estão a denunciar estas maracutaias, inclusive invadindo residências, sindicatos e associações numa vã tentativa de calarem a voz do povo.

Nosso blog é vinculado ao Anonymous, grupo mundial de conscientização da sociedade. Se querem nos descobrir, vão atrás da gente neste site aqui.



QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quando um comandante luta pela tropa

Há algumas postagens publicamos um depoimento do capitão RR da PMERJ Rodrigo Pimentel acerce de oum pronunciamento do mesmo no tocante aos movimentos de policiais militares que ocorreram antes dos carnavais do RJ e da BA.

Dissera o Rodrigo Pimentel que as praças se mobilizaram pela luta em melhoria da tropa pelo fato de os comandantes gerais terem se omitido e abandonado seus efetivos ao Deus dará, deixando de cobrar dos governantes direitos trabalhistas.

Pois bem, o comandante geral da PMPR, com punho de ferro, afastou as associações do processo de negociação salarial e lutou sozinho pela categoria, publicando no BGO de sua polícia o seguinte:

PALAVRA DO COMANDANTE

A preocupação com o bem estar de nossos comandados tem sido a tônica do trabalho deste comando, pois é através deles que prestamos com eficiência e eficácia o melhor policiamento ostensivo, o socorrimento público e as demais missões da PMPR, de todos nós sobejamente conhecida.
Desta forma o Comando da PMPR vem divulgar oficialmente à Corporação os resultados das negociações referentes à implementação do subsídio, proposta pela Emenda Constitucional 29, para o efetivo esclarecimento de todos os interessados.
Cabe destacar que este comando gestionou junto ao Governo do Estado buscando as maiores melhorias possíveis até o último instante, sendo que o que se apresenta abaixo foi o que de melhor pudemos obter dentro do que nos foi disponibilizado nas negociações ocorridas ao longo dos últimos meses, desde que se iniciaram as tratativas sobre a implementação da Emenda 29 da Constituição Estadual.
Ressaltamos ainda que procuramos com a maior transparência possível, trazer ao conhecimento das entidades representativas de classe da PMPR, cada nova proposta que nos era apresentada até esta última, a qual consideramos a definitiva neste estágio de negociações, sendo que o Comando da PMPR pretende manter aberta a porta para futuras negociações com o Governo do Estado, sempre que houver possibilidade de avanços quanto à valorização profissional dos integrantes da PMPR em qualquer campo de direitos, garantias e benefícios legitimamente merecida pelos integrantes da grande família miliciana do Paraná.
Em 9 de março as entidades presentes ao café da manhã com o comando concordaram com o valor e com as estratégias adotadas, preferindo manter a data base de 2013 e discutir um aumento real em 2013, com foco novamente de soldado a 1º tenente, ficando portanto válida a tabela já apresentada pelo governo:



Em relação a regulamentação, no anteprojeto de lei que implanta o subsídio não será suprimido nenhum direito previdenciário, ou de carreira, como férias em dias úteis, opção de contar licença especial em dobro para todos os efeitos legais, ou outras inverdades que estavam espalhando.
Haverá uma tabela de enquadramento, que servirá para transição ativos e inativos para a nova forma de remuneração (correspondência ATS – subsídio).

Infelizmente outras inverdades têm sido ditas, como a de que aumentaria a distancia salarial entre oficiais e praças, quando na verdade o subtenente passou a receber mais do que o aspirante a oficial, onde pela reestruturação de 2010 o subtenente tinha um soldo de aproximadamente R$ 1.000,00 a menos que o Aspirante a oficial, o Subtenente inclusive receberá mais que o investigador de primeira classe e será o praça melhor remunerado de todo o Brasil.
Sabemos que houve avanços significativos, e que nem todas as injustiças do passado puderam ser corrigidas, porém as mais gritantes foram vencidas, e como dito acima, se buscarão sempre, por parte deste comando melhorias para a classe, sempre que houver oportunidades de se conseguir tais melhorias.
Curitiba, 13 de maio de 2012
Roberson Luiz Bondaruk – Cel PM,
Comandante Geral da PMPR.

Enquanto a PMPR tem um comandante e um chefe de casa Militar de verdade, aqui em Sergipe temos duas bostas n'água que não lutam pela sua tropa e perseguem quem o fazem.

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

terça-feira, 17 de abril de 2012

CABEÇA DO CAPITÃO MANO POR R$ 500.000,00. A PROVA DA INCOMPETÊNCIA NOS QUARTEIS E NOS PRESÍDIOS.

Foi amplamente divulgado durante o final de semana o furto de armas por um até agora, e assim continuará, ANONIMO.
Já alertamos diversas vezes sobre a fragilidade dos "Quartéis", se é que algum merece esse nome. 

A verdade, caros amigos, é que os militares trabalham em ambientes totalmente desumanos, sem condições de saúde e higiene, iluminação e ventilação. Parece que estamos vivendo um curso de sobrevivência diariamente. Pense num inferninho. Piora ainda mais quando chove, aí meu amigo, como já dizia um velho praça: O bicho pegou. SALVE-SE QUEM PUDER!!!
CADÊ O MP???? SAIA DO GABINETE E VENHA VER A REALIDADE.

Com relação à furto de armamentos do "Batalhão" de Itabaiana já temos o diagnóstico, os praças serão responsabilizados, processados e condenados para justificar a incompetência do Comando Geral, que não tem competência nem para regulamentar as portarias e muito menos para controlar as pessoas que entram ou saem dos Quartéis da PM.

Mas de tudo, os fatos que narramos não são a pior parte de nossa tragédia. Agora os presos perceberam que o SISTEMA é frágil, corrupto e aceita negociação, então estão negociando a flexibilização das regras do único presídio que merece esse nome, mesmo que precariamente.
E o que os amigos acham que irá ocorrer?
a) O Estado não negociará com presos.
b)Será feito um acordo em que os presos terão direito a passar os finais de semana com a nega, tomar cachaça a vontade, fumar crack e tirar onda com todos os cidadão, e mais, tudo custeado com o dinheiro público.
c) n.d.a

Por fim mandamos aquele abraço aos colegas amigos do Secretário João Eloi, em especial para Nadia Flausino e Daniele Garcia que estão encarregadas de tentar descobrir QUEM É O CAPITÃO MANO. 

Já é de conhecimento de toda a sociedade sergipana que JÃO, lá da SSP, divide R$ 500.000,00 em diárias e adicionais noturnos para os amigos da Policia Civil. O detalhe sordido é que, nós ficamos sabendo que esse valor será dado em premiação àquele que conseguir identificar e provar quem é o Capitão Mano.

E AÍ CLAUDIOOOO, VAI SE HABILITAR NA DISPUTA????
Justiça de Sergipe, O POVO QUER MUDANÇA!!!
QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Palavras de um delegado amigo da causa dos policiais militares!

No dia de hoje publicamos mais um excelente artigo do delegado de Polícia Paulo Márcio, colunista do site Universo Politico (e, por extensão, do nosso blog) acerca da reforma administrativa via Conselho Disciplinar do SGT Vieira.

Agradecemos o apoio do dileto delegado e desejamos aos nossos "brilhantes" coroneis da PM e do CBM posicionamentos da mesma magnitude.

CASO VIEIRA: JUSTIÇA OU VENDETTA?

 

Ao assumir o comando do estado, em janeiro de 2007, mesmo às voltas com uma série de questões de ordem política e administrativa a demandar urgente deliberação e equacionamento, o governador Marcelo Déda, sem pestanejar nem perder tempo, tomou todas as providências para dar imediata concretude a um sério compromisso assumido em plena campanha eleitoral. Já no segundo ou terceiro dia de sua administração, reservou um espaço em sua agenda e, numa solenidade bastante concorrida e tomada pela emoção, assinou um decreto governamental tornando sem efeito decisão do seu antecessor, que mandara para a reserva remunerada, com proventos proporcionais ao tempo de serviço, os oficiais da Polícia Militar tenente-coronel Carlos Augusto, major Lima Alves e major Eduardo.

A decisão do governador recém-empossado não só foi bem vista na caserna como aplaudida pela sociedade, posto que acenava para o início de uma nova era na administração pública sergipana, fundada em um novo estilo de conduzir os destinos do estado e do seu povo, aí incluídos os servidores públicos civis e militares, a quem a reintegração dos três oficiais se afigurou como uma vitória sobre o arbítrio, a tirania e as perseguições motivadas por interesses pouco nobres - naquele caso em particular, resultantes do despreparo, da mesquinharia e da sanha de vingança de certos auxiliares que levaram o então governador a cometer ou deixar que se cometesse uma injustiça histórica.

O estado, porém, seja sob a gestão de Déda ou de quem quer que venha a sucedê-lo, continua a ser palco de constantes e reiterados embates, disputas e conflitos, de maneira que, mais cedo ou mais tarde, eclodem situações que colocam em campos opostos a Administração e segmentos diversos da sociedade. E, dada a dimensão e complexidade da máquina administrativa - composta por milhares de servidores distribuídos em diferentes áreas -, não raro assistimos a graves contendas entre o governo e as entidades representativas de classe, que, independentemente do desfecho, sempre deixam abertas muitas feridas, algumas demasiado profundas e de difícil cicatrização. Daí, mais do que nunca, a importância da cautela, da prudência e do bom-senso na condução de questão dessa natureza, sob pena de se incorrer em graves injustiças e erros irreparáveis - filhos da intransigência e da irracionalidade, jamais da razão e da virtude que devem nortear as ações dos governantes e de seus auxiliares.

Na semana passada, veio a lume a informação de que o Conselho Disciplinar da Polícia Militar, em decisão unânime (3x0), considerou o Sargento Jorge Vieira da Cruz culpado pelos fatos que lhe foram imputados em sede de procedimento administrativo, quais sejam: a) faltar à Operação Visibilidade no dia 14/01/2012; b) participar de uma assembleia dos militares no Cotinguiba Esporte Clube na mesma data; c) instigar, no dia 15/12/2012, os integrantes da Rádio Patrulha a desobedecerem à escala de serviço; e d) faltar ao plantões do Pré-Caju nos dias 19 e 21 de janeiro de 2012, apresentando, não obstante, atestado de doação de sangue no dia 19, a exemplo de outros militares que também o fizeram.

À vista dessas imputações, os membros do Conselho Disciplinar sugeriram a aplicação ao Sargento Vieira da penalidade prevista no art. 18, inciso IV, § 2º, da Lei nº 2.310/80, isto é, sua transferência, por assim dizer, para a reserva remunerada, com proventos proporcionais ao tempo de serviço - o mesmo remédio ministrado aos "subversivos" oficiais nos estertores do último governo João Alves Filho.

De acordo com a mesma lei, compete ao Comandante Geral da Polícia Militar, no prazo de até 20 dias contados do recebimento dos autos do processo, tomar a decisão, podendo aceitar ou não a sugestão do Conselho de Disciplina. O difícil é acreditar, pelo andar da carruagem, que o Comandante Geral tome outra decisão senão aquela sugerida pelo Conselho. E é justamente aqui que deparamos, mais uma vez, com uma daquelas situações dramáticas, que demandam do julgador mais do que o enquadramento forçado de certas condutas atribuídas ao servidor a supostas transgressões contidas na lei, mas o equilíbrio, a isenção e a imparcialidade sem os quais o nobre ato de julgar rebaixa-se ao nível da "vendetta", da perfídia e da represália.

Com todo o respeito aos membros do Conselho Disciplinar - todos eles profissionais dignos e merecedores da nossa mais profunda admiração -, o máximo que se pode extrair do relatório final é que Vieira faltou a três plantões para os quais fora previamente escalado, apresentando atestado em um deles. Logo, querer responsabilizá-lo pelo efetivo insuficiente na prévia carnavalesca ou pela má-qualidade dos serviços de radiopatrulhamento na Jabotiana e adjacências não significa outra coisa senão encontrar um bode expiatório para os graves problemas estruturais por que passa a Polícia Militar.

Não sei a que distância o governador Marcelo Déda vem acompanhando o desenrolar dos fatos. Mas, pela sua sólida formação jurídica e sobretudo em razão do precedente envolvendo os três oficiais por ele reintegrados, sabe-se que o governador tem plena ciência de que todos os atos administrativos devem estar revestidos de razoabilidade e proporcionalidade, do contrário são passíveis de anulação. Daí a pergunta: onde estariam a razoabilidade e a proporcionalidade de um ato administrativo que viesse a mandar para a reserva um servidor militar pela simples ausência a dois plantões, na medida em que as outras imputações baseiam-se em teorias conspiratórias fundadas em conjecturas, achismos e ilações desarrazoadas?

Não se pode arruinar a carreira de um servidor dedicado como o Sargento Vieira por caprichos pessoais, excesso de vaidade ou sentimentos de vingança. Além de não ter cometido crime algum, Vieira foi um dos principais artífices da grande operação que resultou no maior aumento salarial da história da PMSE - mérito que deve ser repartido com o governador Marcelo Déda e sua equipe econômica. E, paradoxo dos paradoxos, aqueles que querem entregar sua cabeça em uma bandeja sabe-se lá a quem foram beneficiários diretos de suas ações e negociações junto ao governo. Portanto, alto lá com essa tão propalada conversa de reserva remunerada! A história costuma ser implacável com aqueles que usam da ingratidão e da covardia como moeda de troca, e dessa vez não será diferente.

Pelo visto, caberá mais uma vez a Marcelo Déda chamar o feito à ordem, desta feita não para desfazer uma injustiça e restabelecer o primado da lei, mas para evitar que se perpetre um ato de iniquidade contra um inocente. Não se trata de tarefa fácil, pois que envolve inúmeros interesses. É por isso que se exigem dos governantes não só cultura e conhecimentos técnicos, mas, acima de tudo, sabedoria e senso de justiça, sobretudo quando atuam como julgadores. Consta que Marcelo Déda é grande admirador do Rei Salomão, o mais sábio julgador de todos os tempos. Portanto, que a estrela do filho de David possa lhe servir de fanal, a fim de que sua decisão seja sábia, justa e desapaixonada.

Fonte: Universo Político (Paulo Márcio - colunista do site e Delegado de Polícia Civil)
 
QUE DEUS NOS AJUDE, OLHE POR NÓS E CONFORTE O NOSSO BRAVO SGT VIEIRA!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ô doutora Bina, deixa nóis quieto, minha rainha!

Não é de hoje que pessoas "importantes" de nosso estado se sentem incomodadas com o que publicamos aqui no blog, por isso a tentativa de nos retirar do ar a qualquer custo e efetuando-se perseguições a líderes da tropa imputando-lhes participação na moderação de nosso espaço.

Não tem pra onde correr, o Capitão Mano é uma realidade que os políticos e falsas-autoridades do estado terão que engolir por um bom tempo.

Em homenagem à Doutora Bina, que agora passou também a perseguir o blog, postamos abaixo o vídeos de um diálogo nosso com a mesma gravado de uma ligação telefônica:



Esperamos que esta autoridade passe a se preocupar com o que realmente está acontecendo na PM, como por exemplo quarteis caindo aos pedaços, viaturas sem licenciamento, falta de uniforme, alimentação precária, etc. Preferem é tentar pegar pais de família que lutam pela tropa!

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O COXINHA E O CARA DE PAU

 Na última postagem denunciamos o esquema de João Eloi, publicado no CINFORM, para agradar os Policiais Civis amigos com infindáveis horas extras e adicionais noturnos, MAS NÃO FOI SÓ ISSO.
Esclarecemos como O MOLEQUE DE RECADO DE JOÃO ELOI, em atos públicos e notórios (ELES NEM FAZEM QUESTÃO DE MASCARAR UM POUCO), beneficia familiares deste último, bem como reprime, mesmo que seja por atos ilegais, todos aqueles que exigem os seus direitos.
Mas desta vez, foi dada a ordem para o MOLEQUE desfazer o que fez. Isso mesmo, caros amigos, o Comandante Galinha publicou no Boletim da semana passada que o Coronel Marcos Gomes iria fazer o atendimento ambulatorial dos policiais do PRESMIL. Já na segunda feira desta semana teve que desfazer a tal ORDI....

QUAQUAQUA!!!!!!
Vejam a publicação do Jornal da Cidade desta semana.


Será que Jão vai estar ao seu lado no banco dos réus?

Nós até estavamos achando suficiente a notícia anterior, mas fomos surpreendidos com o Coronel Andrade defendendo a implementação da HORA-EXTRA em favor do milicianos.
É MUITO QUEIXO DURO. Um Coronel que não tem coragem de ir à luta em favor de qualquer coisa, agora vem aparecer em jornal dizendo que a situação será resolvida. Assim é muito fácil.
ERA MELHOR TER FICADO CALADO!!!
Por que não experimenta passar pelo que o Sargento Vieira e sua Familia estão passando em razão da conduta MORAL E ÉTICA DO REFERIDO PRAÇA? 

E mais, sem medo de estarmos errados, afirmamos que o Sargento Vieira tem muito mais condição de permanecer na Policia Militar de Sergipe que todos os Coronéis da ativa. Inclusive, não tivemos a oportunidade de ver qualquer militar rejeitar o aumento salarial alcançado com a luta em que uma das maiores lideranças era O SARGENTO VIEIRA.


CORONEL FALANDO DE HORA EXTRA. (PIADA)


"QUEM SERÁ Ô CARA DE PAU?"

CONCLUSÕES COM OS LEITORES!!!!

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A REFORMA DO SGT VIEIRA

O que você leitor, que agora acompanha este espaço, acharia de, do dia para a noite, ver seu salário reduzido pela metade?

 Agora imagine você, leitor, ver a situação se agravar pelo fato de ter 3 crianças dentro de tua casa para criar?

É triste, não é mesmo verdade?

Pois bem, acaba de sair o resultado do Conselho de Disciplina do SGT Jorge Vieira da Cruz, o nosso querido e amado Sargento Vieira. O resultado: por unanimidade de votos o conselho condenou o bravo lutador da categoria militar à reforma com vencimentos proporcionais!

Ou seja, a partir da homologação do referido procedimento administrativo pelo governador Marcelo Déda, o sargento Vieira verá seus vencimentos reduzidos em 50% a partir desta data.

E vocês sabem os nomes dos integrantes do Conselho do SGT Vieira?

Aí vão: CEL Enílson, Cap Geovânio e Cap Deny.

Antes das oitivas serem realizadas acreditava-se que nem o CEL Enílson, nem o Cap Deny votariam contra trabalhador. Mas, em quais oficiais podemos confiar na PMSE, não é verdade?

Mas, quais os crimes cometidos pelo PERIGOSO sargento Vieira?

1) Lutar pela definição de uma carga horária para os bombeiros e policiais militares?

2) Mostrar que as viaturas da PM não estão licenciadas?

3) Divulgar o apartheid dentro da SSP e o abismo salarial entre as polícias estaduais?


4) Exigir nível superior para a tropa?

5) Solicitar o vale-refeição e acabar com a mamata do rancho dando dignidade aos militares?

6) Mostrar as condições precárias de trabalho?

7) Lutar pela anistia dos policiais militares da CPTur, que seriam condenados pelo crime de motim?

Pois bem, senhores, a bruxa está solta e, muito provavelmente, os outros companheiros submetidos aos outros conselhos terão o mesmo destino, ainda que sejam absolvidos, como foi o caso dos SGTs Prado e da Hora (absolvidos, mas decisão ainda não foi publicada).

Boa parte da tropa e da oficialidade está omissa enquanto a corporação naufraga a olhos vistos. O momento é de prestarmos solidariedade ao SGT Vieira e sairmos da confortável situação de omissão e covardia em que alguns se encontram: é preciso vestir a camisa!

O sargento Vieira foi um dos primeiros presos políticos pós-ditadura do estado de Sergipe e agora pagará o alto preço de ter ficado do lado de sua tropa e ter denunciado as graves violações de Direitos Humanos (sim, violação de Direitos  Humanos de policiais militares) que se mantiveram na gestão do partido que num passado próximo era símbolo da libertação e da democracia.


MIL VIVAS AO SARGENTO VIEIRA E QUE DEUS O ABENÇÕE E DÊ LIVRAMENTO DAS ORQUESTRAÇÕES DE SATANÁS E DOS HOMENS POR ELE UTILIZADOS.

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

Exemplo de comandante!

Como bons blogueiros policiais, é claro e óbvio que temos acesso a toda uma rede de informações acerca de todas as polícias do Brasil.

Coversando com colegas policiais militares de São Paulo ficamos surpreso com os comentários unânimes acerca do excelente comando do Coronel Álvaro Camilo à frente da PMSEP, sendo considerado, por muitos, o melhor comandante que a PM já teve.

Em contrapartida, aqui em Sergipe, temos o pior comando da história do Estado. basta verificar o site da corporação que vocês terão uma ideia do "sangue" que os policiais militares do estado estão dando para o mesmo. De uns tempos para cá, qualquer bobagem é publicada naquele espaço para dar a impressão de que a PM está trabalhando. Vocês tem dúvida, então cliquem aqui para confirmar.

E, segue abaixo, vídeo de despedida de um comandante geral de verdade:


QUE DEUS NOS AJUDE, OLHE POR NÓS, E NOS LIVRE DE RESENDE!

sábado, 7 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

O blog do Capitão Mano deseja a todos os bombeiros e policiais militares do estado de Sergipe, extensivo a todos os leitores, uma Páscoa abençoada e próspera.

Que as orações realizadas nesta data cheguem ao coração do governador Marcelo Déda e que o mesmo se sensibilize acerca de nossas básicas e fundamentais reivindicações.

A equipe do blog deseja ao nosso mais proeminente leitor, Jabá Picolino, e aos coroneis Resende e Vieira, que se empaturrem do chocolate do vídeo abaixo e que deixem em paz pais de família que lutam por dias melhores para os militares de Sergipe, enquanto os verdadeiros bandidos da PM e do CBM agem livremente:


QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coronéis desmoralizados transformam policiais em bandidos. Galinha se vende por CC. E João Eloi faz a média com a PC!


Ontem, por volta das 10:00h, estivemos no QCG e paramos nas proximidades da guarda para escutarmos as novidades da caserna.

Qual não foi nossa surpresa ouvirmos da boca dos militares que labutam naquela casa o fato de o comando do coronel Resende ser o pior da história recente da PMSE. Disseram ainda, os policiais militares, que a corporação está sem rumo e a população entregue ao Deus dará pelo simples fato de este coronel querer apenas “rebolar” pedindo a um e a outro amigo influente (da mesma forma de quando fez o CFO) para não cair do comando da PM e assim incorporar o CC de comandante geral.

Na publicação de ontem, o Coronel Marcos Gomes foi jogado no Presmil com a clara intenção de: 
1. Desmoralizar o referido Oficial;
2. Manter na função de Diretor Geral do HPM o Tenente Coronel Lincon(PRIMO DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DELEGADO JOÃO ELOI). 

Lembramos aos demais Coronéis da PM que os próximos serão vocês, portanto, está mais do que na hora de tomar uma postura digna e apoiar o Coronel Marcos Gomes que está sendo a bola da vez.
Vamos à publicação:

7  – TRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTO  – 6ª VARA CRIMINAL  – INSTALAÇÃO DE
CONSULTÓRIO MÉDICO:
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE
6ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ARACAJU
Ofício nº 011/2012-GJ
REF. GP
Aracaju/SE, 12 de março de 2012
Senhor Comandante,
Tendo em vista que na última inspeção realizada no Presídio Militar – PRESMIL, no dia 08
de março do corrente ano, ficou constatada a instalação de um consultório médico para a realização de atendimentos aos policiais militares que ali estão detidos, solicito a Vossa Excelência a disponibilização de um médico e um enfermeiro da Polícia Militar a fim de realizar o atendimento diário na referida unidade prisional.
Atenciosamente,
Juliana Nogueira Galvão Martins
Juíza Militar Substituta              
 

Ao Senhor
Aelson Resende Rocha
Comandante Geral da PMSE
Quartel do Comando Geral da PMSE
N/CAPITAL
Em consequência:
a) O Coronel QOSPM MARCOS DA SILVA GOMES, CPF 104.595.024-68, responderá pelo
atendimento médico diário a ser dispensado aos internos do PRESMIL, devendo cumprir o expediente administrativo (das 07h30min às 13h00min), de segunda à sexta-feira, naquela casa prisional.
b) O Diretor do HPM deverá adotar as providencias para a implementação de escala de
Enfermeiros, para que possam realizar o atendimento diário à população reclusa no PRESMIL, em
auxílio ao Coronel QOSPM MARCOS DA SILVA GOMES.
c) O Diretor do PRESMIL deverá zelar pela manutenção e funcionamento do consultório
médico instalado naquela unidade prisional, a fim de que não se incorra em solução de continuidade o
atendimento dos profissionais de saúde da PMSE junto aos reclusos no PRESMIL.
d) Todos os demais interessados tomem ciência e adotem as providências pertinentes.
e) Republicado em correção ao disposto no BGO nº 046, de 15 de março de 2012.

Senhores, é vero, nossa corporação está no fundo do poço e o que mais nos impressiona é o fato de o coronel galinha ainda contar com aliados nessa pilantragem que está causando a escalada da criminalidade no estado. Quem são estes aliados? Os oficiais que recebem os 40 cargos em comissões disponibilizados para a Polícia Militar e que, para não perder a boquinha, deixam de lado o básico dos valores morais para sacanear com pais de família da classe dos barnabés.

Não se iludam companheiros... Em todas as semanas, praticamente, estamos perdendo  um policial militar por  assassinato e a conta desta sequencia de crimes tem que ser creditada para o coronel Resende, sua falsa política de segurança pública e o abandono a que o mesmo submeteu sua tropa.

Tomamos conhecimento de que os policiais militares do 7º BPM que se negaram a dirigir viaturas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e que se negaram, em ato contínuo, a embarcar em ônibus em condição irregular foram denunciados pelo Ministério Público Militar pelo crime de motim. O presidente do IPM  que gerou tudo isto? O satânico coronel Vieira!

O que nos chama a atenção é o fato de o jovem e competente promotor que ora labuta naquele Parquet ainda engolir como verdadeiro qualquer documento assinado por este desmoralizado filho da puta coronel. 

O coronel Vieira deu seu toque pessoal a este IPM e transformou em bandido dos mais perigosos do estado de Sergipe, por exemplo, o brilhante Sargento Mauro, único policial militar com três promoções por bravura no currículo. E quem é mesmo o coronel Vieira?

Coronel Vieira deveria era ser denunciado por prevaricação, segundo o CPM:

Prevaricação

Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interêsse ou sentimento pessoal:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos. 

E os policiais do 7º BPM nada mais fizeram do que evitar o crime abaixo, previsto no mesmo CPM:

Inobservância de lei, regulamento ou instrução 

Art. 324. Deixar, no exercício de função, de observar lei, regulamento ou instrução.
Pena - se o fato foi praticado por tolerância, detenção até seis meses; se por negligência, suspensão do exercício do pôsto, graduação, cargo ou função, de três meses a um ano.

Os coroneis Resende e Vieira, numa trama diabólica, estão a transformar, diuturnamente, pais de família em bandidos avocando diversos procedimentos investigativos, presididos, diga-se de passagem, por oficiais da inabalável estirpe do Cap Stênio, Cap Gilmar e Tenente-Coronel Campos, por exemplo. Recentemente IPMs destes oficiais foram avocados e agora irão para as raias da Justiça Militar, por simples capricho pessoal os Tenentes Lucas Neves e Anderson Ribamar, além do já calejado Sargento Vieira...

E por falar em Sargento Vieira, a gana em expulsá-lo, juntamente com o sargento Edgard é tão grande que, mesmo a PGE se manifestando contrária às investidas do comando em apurar atos praticados nas gestões de associações, mesmo assim, o comando avocou IPM o qual, a justiça militar, com propriedade descaracterizou. E quem irá pagar pela humilhação passada por estes guerreiros?

Por que será que o mesmo comando desmoralizado não manda abrir IPM, nem conselho de disciplina, para apurar as denúncias recentemente feitas na imprensa por um sargento da PM e publicada em meios de comunicação do estado? (clique aqui para ler)

Por que será que somente a associação presidida pelo sargento Vieira teve seus computadores apreendidos? O que o sargento Vieira tem a ver com o nosso blog?

Em nossa opinião o mandado de busca e apreensão executado na sede da AMESE foi pura orquestração política. Sim, política...

Soldado quer ser cabo, juiz quer ser desembargador, promotor quer ser procurador, caixa de banco quer ser gerente e por aí vai... Cada um que faça seu juízo de valor, mas certas “promoções” no serviço público se dão, não se enganem, por vontade política.

O contraditório de tudo isto é ver que em pleno século XXI, o governo (claro, de forma dissimulada e usando o “aparato legal”) manda fazer aquilo que outrora, nos anos de chumbo da ditadura militar fazia: invadir sindicatos e associações...

A diferença é que o governo de hoje é o PT. E este partido, em Sergipe, por ironia do destino, agora se utiliza de tudo aquilo, que num passado bem próximo condenou e foi vítima.

Enquanto o moleque de recado que Comanda a PM oprime todo o efetivo da PM, o Delegado João Eloi faz a média com a Polícia Civil, onde o gasto mensal com horas extras (sem qualquer tipo de controle) e adicionais noturnos são concedidos, para sermos bem compreendidos, DE MUITCHÃO para todos aqueles que ficam caladinhos ou mais ainda para quem participa do SISTEMA.
Segundo matéria publicada no Cinform só em Outubro/2011, foram gastos mais de R$ 500.000,00 com adicionais noturnos e horas extras.

E, para finalizar, gostariamos de pedir a nossas queridas amigas, blogueiras e Delegadas Nádia Flausino e Daniele Garcia que não usem da hora extra para fazer posts para o blog. Pô só em Outubro foi 30 horas extras, o que totaliza mais de R$ 1.400,00 só em um mês, imaginem o ano todo.
Tivemos acesso a toda a documentação que deu origem a matéria do Cinform e constatamos o nome de vocês lá. Que coisa feia hein!!!

Aquele abraço manas.

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

terça-feira, 3 de abril de 2012

O fim do rancho

Seja na pobreza ou na riqueza, coronel de polícia militar de Sergipe adora ter um diferencialzinho em relação aos demais colegas.

Num passado não muito distante, quando tínhamos salários miseráveis, todos os coroneis da PM eram classificados como guardas de presídios para poderem receber a antiga GRACOEX do sistema prisional no valor de 125% do soldo. Essa gratificação, para eles, funcionava como uma espécie de reajuste salarial disfarçado e era o diferencial deles à época.

Havia um antigo comandante geral que tinha o diferencial de promover soldados a cabos desde que os mesmos trabalhassem nas obras de suas casas ou cedesse ao mesmo materiais de construção (tijolos, areia e sacos de cimento) para seus empreendimentos imobiliários.

Quem deu saco de cimento, foi promovido a cabo!


Há algum tempo vimos alertando aos barnabés da segurança pública de Sergipe que uma das reivindicações mais difíceis de serem conquistadas por nós é o fim do rancho (entenda-se rancho por quentinhas também...).

O motivo?

Vamos a eles...

Certo dia estávamos almoçando no QCG quando visualizamos um antigo colega de escola ali laborando.

- Zezinho!

- Fala, mano!

- Rapaz, você agora é mestre-cuca! Como você veio parar aqui no rancho da PM?

- Meu tio é coronel e pediu ao dono da empresa uma vaga para mim...

Bom, na certa o tal coronel deve ter a chave do cofre que paga a empresa fornecedora de alimentação ou alguma influência forte no contrato.

Fora isso, o rancho da PMSE é cabide de emprego de parentes ou cabos eleitorais dos mais diversos e essa é uma das causas de o mesmo dificilmente cair.

Outro motivo é o seguinte: como há um contrato de alimentação assinado, nada impede, por exemplo, que coroneis da PM almocem e jantem com suas esposas e negas em restaurantes dos mais sofisticados da capital e mandem lançar na conta do rancho como umas "200 quentinhas" a mais. A empresa dá o cheque ao coronel para que o mesmo tome sua refeição por aí e depois lança na conta da empresa para a própria PM pagar.

Isso fora os coqueteis e festinhas que são organizados com dinheiro do contribuinte.

Esse é o único difrencial que os coroneis da PM ainda possuem em relação ao restante da tropa e eles não abrem mão disto.

Vocês acham que o cara que recebe mais de 17.000 pilas por mês e ainda usa viatura da PM pra levar a feirinha da mamãe, irá se voluntariar em "perder" essa boquinha?

O fim do rancho significa a independência do bombeiro e do policial militar comerem onde quiserem, o que quiserem, de acordo com sua orientação nutricional e INDEPENDÊNCIA é coisa que o militarismo mal empregado em Sergipe não deseja.

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ministério Público Militar, aí vai a dica!

Um dos poucos órgãos estatais que ainda dgozam de relativa credibilidade junto à sociedade é o Ministério Público. Na sua missão constitucional de fiscal da lei, o MP abraça o povo e luta pela justiça.

Com propriedade, o Ministério Público Militar (o que age quando um PM ou BM comente algum crime militar) vem denunciando diversos policiais militares pelo mau uso da coisa pública, como no exemplo abaixo:
 
Excelentíssimo Sr. Dr. Juiz de Direito Militar da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju/Se- Auditoria Militar.

Proc. nº 201120690028 - IPM

O Ministério Público Militar do Estado de Sergipe, através do Promotor de Justiça Militar abaixo assinado, oficiante neste Juízo Militar, legitimado pelo art. 129, I da Constituição Federal e art. 29 do Código de Processo Penal Militar, à vista do incluso IPM, vem perante Vossa Excelência propor Ação Penal Pública Incondicionada, através desta DENÚNCIA, em face do 2° Ten. PMSE Hélio Santos Corrêa, RG nº 708826-5 SSP/SE e CPF nº 288.130.655-15, brasileiro, policial militar, filho de Arnaldo Araújo Corrêa e Antônia Ferreira, domiciliado à Rua Itabaiana, n° 336, Centro, Aracaju; e Sd. PMSE Murilo Porto Brandão, brasileiro, policial militar, RG n° 3.366.872-8 SSP/SE e CPF 982..156.475-53, filho de Antônio Gomes Brandão Neto e Ana Maria de Oliveira Porto, residente e domiciliado à Rua Itabaiana, n° 336, Centro, Aracaju, em decorrência do fatos a seguir descritos:

Extrai-se do inquérito policial militar incluso que, no dia 12 de setembro de 2010, por volta das 12:00hs, o denunciado 2° Ten. PMSE Hélio Santos Corrêa, ouviu uma solicitação do CIOSP para que a guarnição do Tucano 05 se dirigisse até o PAC do Sol Nascente. Ante a tal solicitação, mesmo não sendo integrantes da guarnição Tucano 05, os denunciados resolveram se dirigir até o referido PAC.

Ato contínuo, chegando ao local, o 2° Ten. PMSE Hélio manteve contato com o Comandante da guarnição Tucano 05 e resolveu assumir a ocorrência, posto que estes não haviam realizado suas refeiçoes.

Deflui dos autos que a ocorrência teve uma duração de aproximadamente 2 (duas) horas. Em razão disso, após o seu término, o acusado 2° Ten. PMSE Hélio determinou que o Sd. PMSE Murilo o levasse até a sua residência para que pudesse fazer sua higiene pessoal e autorizou que este último fizesse o mesmo, sem, contudo comunicarem ao Coordenador de Operações que iriam até a suas residências, restando, assim, configurado o crime de abandono de posto.

Ocorre que, ao retornar de sua residência localizada na zona de expansão, o increpado Sd. PMSE Murilo utilizando-se da viatura policial, resolveu pagar uma fatura no Hiper G. Barbosa da Zona Sul, momento em que foi flagrado por um superior hierárquico, passeando dentro do referido estabelecimento com o uniforme de instrução irregular e sem arma.

Torna-se oportuno salientar que, para melhor instruir o processo, foram anexado aos autos a foto da viatura estacionada no estabelecimento comercial (conf. doc. de fls. 06), bem como o monitoramento da VTR ( conf. doc. de fls. 09).

Destarte, além do abandono de posto, o denunciado Sd. PMSE Murilo Porto Brandão, ao utilizar a viatura policial para fins particulares, descumpriu a determinação sobre uso de viaturas constante da 3ª Parte do BGO nº. 155, de 28 de agosto de 2008 (doc. de fls.51).

À vista do exposto, o Ministério Público Militar oferece DENÚNCIA contra o 2° Ten. PMSE Hélio Santos Corrêa como incurso nas sanções do art. 195, do Código Penal Militar, e contra o Sd. PMSE Murilo Porto Brandão como incurso nas sanções dos arts. 195 e 324, do Código Penal Militar, pelo que requer que seja recebida a presente, citando e requisitando os denunciados para serem interrogados perante o Conselho Especial da Justiça Militar, e intimando-os para os demais atos, para que, ao final, seja julgado procedente a pretensão, condenado-os nas penas dos dispositivos acima citados.
Outrossim requer a oitiva das pessoas abaixo declinadas para que deponham em juízo.


Nestes termos,
Aguarda deferimento.


Aracaju, 27 de abril de 2011.


Leydson Gadelha Moreira
Promotor de Justiça Militar Substituto

JARBAS ADELINO S. JUNIOR 
 Promotor(a)

Uma vez visualizada a nobre denúncia do MP por um suposto mau uso da coisa pública, esperamos ver em breve a denúncia, no site do TJSE, da ocorrência abaixo:

QUE DEUS NOS AJUDE E OLHE POR NÓS!

PS:

Segue transcrição de texto encaminhado pelo SGT Edgard:

NÃO É MAIS NECESSÁRIO DEPOSITAR,MUITO OBRIGADO.
 
Companheiros(as ) venho por meio desse comunicado, agradecer em meu nome,do cap Ildomário,ten Lucas,ten Ribamar e do sgt Vieira ,de todo os nossos corações agradecer a todos que contribuiram para nossa defesa perante nossos conselhos de disciplina e justificação,ao depositarem valores na conta SOS conselho,no entanto no dia de hoje pedimos a todos que não mais façam depósitos,pois nesta data optamos pela recisão do contrato com o escritório de advocacia,não por incompetência do nobre advogado Dr. Marcelo Fonseca,profissional exemplar,mas por não termos condições de pagar seus honorários nem de forma particular do ponto de vista financeiro e tão pouco conseguimos arrecadar doações para cumprirmos o contrato com o advogado,mas queremos dizer que nos sentimos felizes em saber que muitos tentaram nos ajudar e isso é um conforto para os nossos sentimentos,não estamos derrotados pelo contrário, apenas estamos em dificuldade e é nessas horas que aprendemos a nos superar e partir para luta,assim sendo, não depositem mais nenhum valor pois não queremos nada que não seja lícito,já que não há mais contrato não podemos mais aceitar doações,fiquem com Deus e obrigado por tudo.